D

S
T
Q

Q

S

S
    01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
             

RSS
Mostra de Vídeo de Criciúma com inscrições abertas

Audiência Pública sobre o AI-5 Digital será aberta à participação pela internet

Audiência Pública sobre o AI-5 Digital será aberta à participação pela internet

II Festival de Música da Ufsc

Nota de pesar pelo falecimento do maestro

FCC anuncia curso de fotografia gratuito

Hackers e Crackers: Debates no FISL12 expõem diferenças entre comunidades

Diário Oficial publica súmulas administrativas da CNIC

Evento da Fundação Cultural Blumenália 30 anos

Raça Cia. de Dança na Abertura do Prêmio Desterro

AO VIVO: Seminário Estadual de Cineclubismo, cinema e Educação

Seminário Estadual de Cineclubismo, cinema e Educação

Assembléia da Associação Amigos do Museu Histórico de SC

Universidade - Direito Autoral e Software Livre: tudo a ver

FECAM promove I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

"Setembro" encena no palco o gosto da guerra

Micheline Barros lança livro

10ª Mostra de Cinema Infantil de norte ao sul catarinense

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com Ziraldo

TAC tem projeto Sangue na Cidade dia 30

Secretário César Souza Junior quer Editais e Virada Cultural em Florianópolis ainda em 2011

MASC reabre totalmente revitalizado

Ponteiros vão a Brasília e discutem futuro do Cultura Viva

Ganesha Digital: a nova ferramenta de comunicação do Pontão Ganesha

Pontão Ganesha retoma integralidade de suas atividades

Encontros com o Ministério da Cultura - Henilton Menezes em Curitiba

Mostra fotográfica e Zeca Pires na Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

Começa Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa

Oficina de Gravura

Encontros com o Ministério da Cultura - SE




>> Notícias >>
 
Fotografia (Digital) Avançada

 A oficina foi ministrada de 29 de abril a 01 de maio nos períodos matutino e vespertino, no CCE da UFSC. Foram selecionados 25 participantes. 

Conteúdos e Práticas

 

Este workshop tem por objetivo apresentar, ampliar e aprofundar  conhecimentos técnicos e artísticos relacionados  à captação de imagens em movimento em suporte eletrônico  digital de alta definição. Embora seu conteúdo cubra todos os campos relacionados à matéria, com explicações que partem de conhecimentos de nível elementar, não se trata de um curso para totalmente leigos ou amadores ocasionais. É requerido conhecimento prévio de alguns procedimentos e técnicas básicas, bem como noções elementares de óptica física, óptica geométrica, eletrônica, fotografia, cinematografia, estética e história das artes visuais. 

 

1° dia (8 horas)

 

Luz - partículas e ondas. O  espectro eletromagnético. Freqüência x comprimento de onda. Amplitude.  IR - Luz visível  - UV. Interações da luz com a matéria: transmissão, absorção, dispersão, refração e reflexão. Fotometria. Unidades de fotometria. A lei do inverso do quadrado da distancia. Temperatura de cor. A visão humana. Os sensores da visão: bastonetes e cones. Visão fotópica e escotópica. Acuidade visual. Resolução espacial. MTF. Sistema aditivo (luz) e sistema subtrativo (pigmento).  Sensibilidade cromática. Espaços de cor. Contraste de valor x contraste de cor. A captação de imagens em movimento. Persistência retiniana e efeito phi. A captação eletrônica de imagens. Decomposição da imagem em linhas e pontos. TV monocromática (P&B).  O sinal de video composto standard (NTSC). A escala IRE. Contrôle da imagem eletrônica: Monitor de forma de onda (waveform) e  vetorscópio (vectorscope). 

        

2° dia (8 horas)

 

Vídeo composto x vídeo componente. Analógico x digital. Standard x Alta definição. Fundamentos de matemática binária. O que é um bit? O que é um byte? Porque o digital é o domínio ideal para a eletrônica? Digitalização  do sinal elétrico. Bit depth. Linear x logarítmico.

Formatos de captação HD. Cadências. Entrelaçado x progressivo. Codecs e compressão.

A camera digital: constituintes básicos. O sensor (CCD e CMOS). A objetiva: cuidados básicos. MTF da objetiva e do sensor.  Ajustando o back focus. Focando. Ajustes de colorimetria (batendo o branco).  O que é latitude? Como podemos controlar o sinal de vídeo e as imagens que dele resultam? As três zonas do sinal de vídeo: baixas, médias e altas. Pedestal. Gamma. Knee. Saturação. Hue.  Testando a resposta da camera às variações de intensidade e de natureza da luz.

       

3° dia (8 horas)

 

Cinematografia eletrônica em interiores. Locação x estúdio. Definindo um partido visual. Como as imagens contam uma história?  Técnicas básicas de iluminação. Key, fill, back e outras lights...Fotometria básica. Experimentando com diversos tipos de refletores, rebatedores e difusores. Iluminando um rosto. Angulação de camera e de luz. Fotogenia básica. Efeitos dia e noite em interior. Controlando o contraste e a continuidade da luz ao longo de uma seqüência. Misturando diferentes temperaturas de cor e diferentes espectros de emissão. O que é IRC?  Cinematografia eletrônica em exteriores.  A luz solar. Reproduzindo uma determinada hora do dia,  em cada uma das estações do ano e num determinado lugar do mundo. Modulando a luz solar: buterflies, rebatedores, luzes de compensação   etc. Cinematografia nos trópicos. Transfer de digital para película: peculiaridades e set-ups. O futuro da cinematografia eletrônica digital. Perguntas sobre todos os tópicos. Revisão prática. 



Comentários: Adicionar comentário

|

REALIZAÇÃO:


UFSCCinemateca CatarinenseFuncine

              Fundo Nacional de Cultura  /  Ministério da Cultura

Tecnologia: Licença: