D

S
T
Q

Q

S

S
          01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
             

RSS
Mostra de Vídeo de Criciúma com inscrições abertas

Audiência Pública sobre o AI-5 Digital será aberta à participação pela internet

Audiência Pública sobre o AI-5 Digital será aberta à participação pela internet

II Festival de Música da Ufsc

Nota de pesar pelo falecimento do maestro

FCC anuncia curso de fotografia gratuito

Hackers e Crackers: Debates no FISL12 expõem diferenças entre comunidades

Diário Oficial publica súmulas administrativas da CNIC

Evento da Fundação Cultural Blumenália 30 anos

Raça Cia. de Dança na Abertura do Prêmio Desterro

AO VIVO: Seminário Estadual de Cineclubismo, cinema e Educação

Seminário Estadual de Cineclubismo, cinema e Educação

Assembléia da Associação Amigos do Museu Histórico de SC

Universidade - Direito Autoral e Software Livre: tudo a ver

FECAM promove I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

"Setembro" encena no palco o gosto da guerra

Micheline Barros lança livro

10ª Mostra de Cinema Infantil de norte ao sul catarinense

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com Ziraldo

TAC tem projeto Sangue na Cidade dia 30

Secretário César Souza Junior quer Editais e Virada Cultural em Florianópolis ainda em 2011

MASC reabre totalmente revitalizado

Ponteiros vão a Brasília e discutem futuro do Cultura Viva

Ganesha Digital: a nova ferramenta de comunicação do Pontão Ganesha

Pontão Ganesha retoma integralidade de suas atividades

Encontros com o Ministério da Cultura - Henilton Menezes em Curitiba

Mostra fotográfica e Zeca Pires na Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

Começa Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa

Oficina de Gravura

Encontros com o Ministério da Cultura - SE




>> Institucional >>
 
Entidades Parceiras

 

Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina


O Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina teve sua primeira turma ingressada em 2005. Oferece uma formação com ênfase em roteirização, teoria e crítica cinematográficas, propondo que a aquisição dos conhecimentos seja fundamentada pela compreensão das formas de expressão cinematográfica como historicamente constituídas e capazes de incorporar formas narrativas anteriormente desenvolvidas na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música, entre outras artes.

O eixo de teoria e crítica propõe-se a fornecer uma sólida base tanto para a reflexão acerca do cinema enquanto forma artística, técnica e econômica, quanto para auxiliar a compreender o lugar dessa reflexão na constituição de uma teoria da sociedade. Tal ênfase no processo criativo e na reflexão teórica, entretanto, não aparece como excludente em relação à prática da produção cinematográfica, que o Curso incorporou a partir do uso consistente do vídeo, da realização de exercícios cinematográficos em 16 mm e da criação de um curta ficcional em 35 mm.


Cinemateca Catarinense ABD/SC


A Associação Cultural Cinemateca Catarinense ABD/SC, é uma entidade sem fins lucrativos, que reúne pessoas ligadas ao âmbito do audiovisual em Santa Catarina. Além de ser a principal responsável pela luta por uma política justa para o meio cinematográfico, a Cinemateca Catarinense se coloca também como responsável por auxiliar e contribuir com o fomento da produção audiovisual no Estado de Santa Catarina.

A entidade, que existe desde 1986, representa a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas - ABD em Santa Catarina, é ligada ao Congresso Brasileiro de Cinema, e possui representantes no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis - FUNCINE e na TV Cultura de Santa Catarina. Uma de suas principais conquistas foi o Edital Catarinense de Cinema (antigo Edital Prêmio Cinemateca Catarinense - Fundação Catarinense de Cultura), que desde 2001 contempla realizadores catarinenses com prêmios para Longas e Curtas metragens, Documentários, Vídeos, Pesquisas de Roteiro e Desenvolvimento de Projeto.

Dentre suas ações, está a disponibilização de equipamentos de captação e finalização a um preço simbólico para os associados. Com este retorno, não só faz a manutenção dos mesmos, como também promove a exibição gratuita das obras audiovisuais produzidas dentro do Estado.


FUNCINE - Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis


O FUNCINE é um dos principais propulsores financeiros da atividade cinematográfica em Santa Catarina e permite que o estado tenha uma infra-estrutura de produção voltada para o registro crítico do contemporâneo e para o resgate e preservação da memória cultural.

Criado em 1989, o FUNCINE - Fundo Municipal de Cinema - tem por objetivo planejar e coordenar programas e projetos de natureza cinematográfica; dar ênfase à concretização de uma infra-estrutura técnica para a produção cinematográfica através da aquisição de equipamentos, materiais didáticos, ferramentas, material de manutenção e contratação de recursos humanos; produzir e co-produzir filmes de curta, média e longa metragem, em quaisquer bitolas; zelar pela manutenção de cópias de produções cinematográficas geradas por ele e apoiar o patrimônio cinematográfico de modo geral; aprofundar e aprimorar os conhecimentos cinematográficos de profissionais e interessados na área cinematográfica, através da realização de cursos, palestras e outras atividades; realizar convênios e co-produções com entidades municipais, estaduais, nacionais e internacionais, de iniciativa pública ou privada e apoiar a pesquisa cinematográfica no âmbito tecnológico e cultural.

 

 

 Programa Olhar Brasil



REALIZAÇÃO:


UFSCCinemateca CatarinenseFuncine

              Fundo Nacional de Cultura  /  Ministério da Cultura

Tecnologia: Licença: