Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina
O Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina teve sua primeira turma ingressada em 2005. Oferece uma formação com ênfase em roteirização, teoria e crítica cinematográficas, propondo que a aquisição dos conhecimentos seja fundamentada pela compreensão das formas de expressão cinematográfica como historicamente constituídas e capazes de incorporar formas narrativas anteriormente desenvolvidas na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música, entre outras artes.
O eixo de teoria e crítica propõe-se a fornecer uma sólida base tanto para a reflexão acerca do cinema enquanto forma artística, técnica e econômica, quanto para auxiliar a compreender o lugar dessa reflexão na constituição de uma teoria da sociedade. Tal ênfase no processo criativo e na reflexão teórica, entretanto, não aparece como excludente em relação à prática da produção cinematográfica, que o Curso incorporou a partir do uso consistente do vídeo, da realização de exercícios cinematográficos em 16 mm e da criação de um curta ficcional em 35 mm.
Cinemateca Catarinense ABD/SC
A Associação Cultural Cinemateca Catarinense ABD/SC, é uma entidade sem fins lucrativos, que reúne pessoas ligadas ao âmbito do audiovisual em Santa Catarina. Além de ser a principal responsável pela luta por uma política justa para o meio cinematográfico, a Cinemateca Catarinense se coloca também como responsável por auxiliar e contribuir com o fomento da produção audiovisual no Estado de Santa Catarina.
A entidade, que existe desde 1986, representa a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas - ABD em Santa Catarina, é ligada ao Congresso Brasileiro de Cinema, e possui representantes no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis - FUNCINE e na TV Cultura de Santa Catarina. Uma de suas principais conquistas foi o Edital Catarinense de Cinema (antigo Edital Prêmio Cinemateca Catarinense - Fundação Catarinense de Cultura), que desde 2001 contempla realizadores catarinenses com prêmios para Longas e Curtas metragens, Documentários, Vídeos, Pesquisas de Roteiro e Desenvolvimento de Projeto.
Dentre suas ações, está a disponibilização de equipamentos de captação e finalização a um preço simbólico para os associados. Com este retorno, não só faz a manutenção dos mesmos, como também promove a exibição gratuita das obras audiovisuais produzidas dentro do Estado.
FUNCINE - Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis
O FUNCINE é um dos principais propulsores financeiros da atividade cinematográfica em Santa Catarina e permite que o estado tenha uma infra-estrutura de produção voltada para o registro crítico do contemporâneo e para o resgate e preservação da memória cultural.
Criado em 1989, o FUNCINE - Fundo Municipal de Cinema - tem por objetivo planejar e coordenar programas e projetos de natureza cinematográfica; dar ênfase à concretização de uma infra-estrutura técnica para a produção cinematográfica através da aquisição de equipamentos, materiais didáticos, ferramentas, material de manutenção e contratação de recursos humanos; produzir e co-produzir filmes de curta, média e longa metragem, em quaisquer bitolas; zelar pela manutenção de cópias de produções cinematográficas geradas por ele e apoiar o patrimônio cinematográfico de modo geral; aprofundar e aprimorar os conhecimentos cinematográficos de profissionais e interessados na área cinematográfica, através da realização de cursos, palestras e outras atividades; realizar convênios e co-produções com entidades municipais, estaduais, nacionais e internacionais, de iniciativa pública ou privada e apoiar a pesquisa cinematográfica no âmbito tecnológico e cultural.
Programa Olhar Brasil