Mostra e Oficina Teatral


Fortalecendo a parceria com a universidade, o Floripa Teatro – 20º Festival Isnard Azevedo acolhe pelo terceiro ano consecutivo a Mostra Circuito Universitário em Cena, organizada pelo Ceart/Udesc. Realizada no campus do Itacorubi, a programação reúne seis montagens produzidas por alunos do curso de graduação em Teatro. Paralelamente às apresentações,  a mostra contará com oficinas e mesa de debates envolvendo a comunidade acadêmica, artistas e o público, que terá oportunidade de conhecer a produção dos universitários.

Durante o festival também será oferecida a oficina teatral gratuita “Visual Theatre Workshop”, com o encenador inglês, John Mowat, diretor artístico da Companhia do Chapitô, em Portugal. Voltada a estudantes e professores de Teatro, atores e pessoas interessadas no tema, a atividade visa explorar o fazer teatral com ênfase no físico e visual, utilizando técnicas modernas de mímica aplicadas ao teatro na atualidade, por meio de jogos, exercícios e improvisações.  
Com 12 horas de duração, a atividade será realizada de 7 a 9 de outubro, na Casa da Memória de Florianópolis. Os interessados em participar da oficina devem enviar solicitação por e-mail para andreartepadilha@hotmail.com, informando o nome completo, endereço, e dados da instituição ao qual estão vinculados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9156-9473, com Andréa Padilha.

Participação e seleção

O Floripa Teatro visa apoiar a circulação das companhias teatrais e contribuir para a formação de plateias. Tem ainda como objetivo a troca de experiências entre os artistas participantes, incentivando o aprimoramento profissional e as iniciativas de teatro de grupo.
A seleção dos espetáculos para a edição de 2013 foi feita por uma comissão formada pelo diretor, dramaturgo, escritor e produtor cultural Sidnei Cruz (RJ); a atriz e musicista Fernanda Corrêa Maia (SP); e a dramaturga, jornalista e diretora teatral Eliane Tejera Lisboa (PB).  Os profissionais convidados avaliaram 199 espetáculos de todo o país, inscritos nas categorias de teatro de rua, adulto, infantojuvenil, circo-teatro e teatro musical.