CATAVÍDEO - Mostra de Vídeos Catarinenses


O CATAVÍDEO é uma mostra anual de vídeos catarinenses realizada pela Associação Cultural Alquimídia e FUNCINE – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis. Criada no ano de 1999, o evento está consolidado dentro do calendário anual de mostras e festivais de cinema e vídeo do país.

A mostra foi criada com o objetivo de estabelecer um canal livre entre os realizadores de vídeo e o público, no estado de Santa Catarina. O Estado vem firmando políticas de incentivo e assim, fomentando a produção audiovisual Catarinense.

Com a vocação de formar público e revelar novos talentos, o CATAVÍDEO insere-se neste contexto. Abrangendo todo o estado catarinense, a mostra cresce a cada ano. No ano de 2010 foram 109 produções participantes exibidas. Em sua penúltima edição, no ano de 2009, foram exibidos 72 vídeos, prestigiados em sessões lotadas com a imprensa cobrindo a totalidade do evento. Em 2008 foram exibidos mais de 115 trabalhos, em 2007 foram 126 vídeos exibidos e na edição de 2006 o número foi de 116 trabalhos participantes.

Em 2005 o evento tomou proporções que até então não havia alcançado. Em 2006 a Mostra cresceu ainda mais, assim como a produção audiovisual catarinense, acontecendo em um espaço físico com capacidade para mais de 200 pessoas. Foi também em 2006 que aconteceu a itinerância das produções participantes da sétima edição, no primeiro semestre, em parceria com o SESC Santa Catarina. O evento percorreu 10 cidades do estado, onde se realizou uma oficina em cada uma delas. O resultado foi excelente, gerando 10 vídeos novos e com o público lotando salas em cada cidade pela qual a mostra passou.

O CATAVÍDEO exibe todos os filmes inscritos e o objetivo é de resgatar produções que circularam pouco e foram parar nas prateleiras dos realizadores, além de estabelecer um panorama recente do cinema produzido no Estado. Ao longo de 12 anos, o festival formou um acervo de aproximadamente 1.000 vídeos, com um quadro significativo da produção da década. A intenção é ampliar o número de títulos para preservar a memória e fomentar a exibição. Nas últimas três edições, a média anual de títulos inscritos foi superior a 100 filmes.

Realização:
Associação Cultural Alquimídia.org
FUNCINE – Fundo Municipal de Cinema

Produção:
Exato Segundo Produções Artísticas

Parceria:
Associação Cultural Cinemateca Catarinense/ABD-SC
Fundação Cultural BADESC
SESC/SC

Apoio:
Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
JG Cópias
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Cine Cult Floripa

Guia Floripa
SARCASTiCOcomBR