A Alquimídia foi finalista do Prêmio Brasil Criativo com projeto de Realidade Aumentada


O projeto “Realidade Aumentada, Fantasia de Verdade”, da Alquimídia.org concorreu pela categoria Arte digital ao Prêmio Brasil Criativo 2014, uma iniciativa do Ministério da Cultura e a ProjectHub, uma rede global, fundada no Brasil, para empreendedores criativos que impactam positivamente a vida das pessoas.

O prêmio foi realizado em cinco diferentes etapas: inscrições online, curadoria, eleição por voto popular na internet, e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria.

Fundada em 2002, com foco na produção de conteúdo voltado à diversidade cultural e o desenvolvimento de tecnologia para a web, a Alquimídia.org é uma organização integrante do segmento da Economia Criativa, cujas atividades produtivas têm como processo principal o ato criativo gerador de valor simbólico.

A Realidade Aumentada é a integração de informações virtuais a visualizações no mundo real. Estas visualizações podem ser em tempo real e interativas através de aplicativos desenvolvidos especificamente para isso. O uso da RA é um recurso muito valioso para estimular a curiosidade e o aprendizado das crianças.

O coletivo criativo da Alquimídia desenvolveu um sistema para que as crianças participantes da Mostra Cine Infantil de Florianópolis, realizada em 2010, pudessem interagir com animações projetadas em um telão a partir da captura de QR Code por uma webcam. Este recurso também ficou disponível durante a Maratona Cultural em 2014.

O código do sistema está disponível na rede para a utilização de outros desenvolvedores no endereço eletrônico: https://github.com/alquimidia/ra-flash

Para votar no projeto da Alquimídia.org, CLIQUE AQUI!
 

Como brincar

1º Permita que o programa abaixo utilize a sua webcam;
Clique aqui, baixe e imprima o selo (QrCopde);
3º Com o selo impresso, apenas aponte para a sua webcam;